INTRODUÇÃO:
O PERFUME:
Na cultura juvenil, notamos a presença de objetos voltados a esse público e muito incentivados pela mídia, como o perfume, que passa a ser um produto utilizado mais pela vaidade do que pela necessidade e comprado em excesso.O PERFUME:
No período pós guerra, o governo americano incentivou o consumo por meio de propagandas, e as pessoas começaram a comprar produtos sem necessidade, o que é conhecido como consumismo, e deixaram de consumir somente o necessário, o que é conhecido como consumo.
Os jovens são grandes consumidores, por isso um mercado é direcionado à essa cultura. Muitos objetos consumidos por essa população, em especial, causam impactos à natureza durante sua produção, e vendem uma imagem que seria um ideal a ser alcançado.
O perfume surgiu no Egito, por volta de 2000 a.C, e era consumido pelos faraós e membros importantes da corte. Portanto era um produto destinado à elite.
Por volta do século X, foi introduzido o processo de extração de óleos de flores através da destilação, muito utilizado atualmente.
O perfume era usado como instrumento de conecção com o sagrado. Diversas culturas egípcias acreditavam que eles deveriam ser honrados pelas substancias aromáticas, feitas de madeiras e resinas queimadas. Daí o nome perfumus, ( do latim pela fumaça).
Primeiramente o perfume era feito com ceras, gorduras, oleos vegetais e sabões misturados a ervas. Antes da descoberta do vidro, os perfumes eram voláteis, devido a sua evaporação. Após tal descoberta, no século I, os perfumes ganharam uma nova cara, ganhando formas e cores.
Na idade média, a igreja proibiu os europeus de utilizarem fragâncias, pois eram consideradas alimento para os demônios.
Em 1370 A rainha da Hungria encomendou o primeiro perfume feito com solução alcoólica.
Na época do rei Luis XV os nobres usavam um perfume diferente a cada dia da semana e ganharam o apelido de corte perfumada. Em 1533 Catharine de Medici se casou com o rei da França, levando da Italia para Paris as novidades da perfumaria. Grasse, no sul da França, estava prestes a se tornar a capital do perfume. No séc. 19 junto com a primeira fragrância sintética surge a primeira indústria de perfume. O perfume não é mais apenas uma fragrância, é uma embalagem, um design, um conceito.
PALAVRAS CHAVE:
Impactos ambientais, componentes do perfume, propagandas de perfume, impactos no ser humano.
Impactos ambientais, componentes do perfume, propagandas de perfume, impactos no ser humano.
DESENVOLVIMENTO:
Durante o processo de confecção do perfume, notamos impactos ambientais, como o esgotamento de recursos naturais não renováveis, alteração da qualidade da água e do ar, emissões atmosféricas, vazamento de produtos químicos, ocupação de aterros sanitários.
A água é um dos principais componentes do perfume, e é muito utilizada, tanto no processo de lavagem das máquinas, como na própria substância. O uso desses recursos hídricos tem sido viáveis às indústria, porém a falta de controle deste, vem gerando uma diminuição das reservas de água doce, que é um dos principais componentes do corpo humano, e está se esgotando.Não é um recurso renovável, e sua falta acarretaria no fim da vida na Terra.
A produção do perfume tem como resultado óleos e graxas, que como não são tão solúveis, sua degradação é prejudicada, e, quando despejado em rios e mares, podem trazer problemas no tratamento da água e acabar com a vida de seres aquáticos.
O perfume necessita de um aquecimento em seu processo, que é realizado pela energia advinda de caldeiras alimentadas por óleo combustível, que liberam substâncias como óxidos de enxofre, um componente do ácido sulfúrico (H2SO3), que em contato com a água em vapor, causa a chuva ácida, que é corrosiva em contato com o carbonato de cálcio, presente nos esqueletos de animais marinhos, causando a morte desses e riscos ao ecossistema. A queima também libera monóxido de carbono (CO), que é um gás inflamável, e apresenta danos à saúde do ser humano, como alterações na pressão sanguínea e sensação de sufocamento.
Dentre os componentes do perfume, também temos o álcool, que é usado para dar ao preparado uma concentração adequada, ou seja, para que ele não fique forte em excesso. A cana de açúcar é a matéria prima principal da produção do álcool, e para produzi-lo a cana passa por um processo de queima antes do corte. Mas, nesse processo podemos encontrar problemas ambientais, pois há liberação de substancias como monóxido de carbono, do qual os riscos já foram comentados anteriormente.
METODOLOGIA:
Para realizar esse trabalho, o grupo utilizou como fonte o google acadêmico, portal onde se encontra artigos comprovados cientificamente e realizados por faculdades e especialistas no assunto, apresentando dados confiáveis (algumas palavras chaves utilizadas- componentes do perfume, e através destes componentes encontrados, procuramos por impactos ambientais gerados por eles). Utilizamos alguns vídeos do youtube, que mostram propagandas de perfumes. Para pesquisar os vídeos, procuramos o nome de um perfume (Dolce & Gabana por exemplo) e depois procuramos em "vídeos sugeridos". E as imagens foram pesquisadas no "Google Imagens" com a palavra chave- propagandas de perfumes.
CONCLUSÃO:
Como já dito anteriormente, o perfume gera impactos ao meio ambiente, tanto em sua produção como em sua composição. O maior deles, é o uso em excesso de água no produto e na limpeza de máquinas utilizadas na fabricação. Também notamos a utilização da energia elétrica para o funcionamento das
caldeiras elétricas.
Além disso, ressaltamos que efluentes líquidos são descartados em locais abertos após a fabricação do produto, atingindo muitas vezes habitats de animais.
Em sua produção e durante seu uso, o perfume emite substâncias odoríficas como o gás carbônico e o óxido de enxofre na atmosfer, o que contribui para o aquecimento global.
Portanto, podemos dizer que o perfume apesar de ser algo essencial, principalmente para os jovens, é muito perigoso para a natureza, podendo trazer futuramente a destruição de vários ecossisteemas e espécies de nosso planeta.
Para uma possível solução desses problemas encontrados na produção do artigo pesquisado e utilizado pela cultura jovem, deveríamos conscientizar as pessoas sobre a verdadeira necessidade do consumo desse produto, assim, elas saberiam os malefícios causados durante a produção desse artigo, tanto na natureza como nas pessoas, e talvez passassem a comprar somente a quantidade necessária. Assim, diminuiria a produção do perfume, e utilizariam menos recursos não renováveis, ajudando a preservar o meio ambiente e o planeta onde moram.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
________. Guiaa Técnico Ambiental da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Disponível em: <http://Masculino. Disponível em: <http://www.fiesp.com.br/producaomaislimpa/docs/MAUA/2%C2%www.cetesb.sp.gov.br/Tecnologia/producao_limpa/documentos/higiene.pdf>. (Acesso em: 28 de outubro de 2011).
________.Identificação de oportunidades de redução de emissôes ao ambiente da cadeia produtiva do frasco de vidro do perfume Natura Kaiak Aventura BA%20lugar.pdf>. (Acesso em: 28 de outubro de 2011)Jornal da Unicamp - Disponível em: <http://www.unicamp.br> (Acesso em: 30 de outubro de 2011).
________.Natura:Política de meio Ambiente. Disponível em: <http://scf.natura.net/Conteudo/Default.aspx?MenuStructure=5&MenuItem=32> (Acesso em: 31 de outubro de 2011).
________. O GÊNERO DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA CRIANÇAS: ALTERNATIVAS PARA O ENSINO. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/612-4.pdf?PHPSESSID=2009051808265233>. (Acesso em: 31 de outubro de 2011).
caldeiras elétricas.
Além disso, ressaltamos que efluentes líquidos são descartados em locais abertos após a fabricação do produto, atingindo muitas vezes habitats de animais.
Em sua produção e durante seu uso, o perfume emite substâncias odoríficas como o gás carbônico e o óxido de enxofre na atmosfer, o que contribui para o aquecimento global.
Portanto, podemos dizer que o perfume apesar de ser algo essencial, principalmente para os jovens, é muito perigoso para a natureza, podendo trazer futuramente a destruição de vários ecossisteemas e espécies de nosso planeta.
Para uma possível solução desses problemas encontrados na produção do artigo pesquisado e utilizado pela cultura jovem, deveríamos conscientizar as pessoas sobre a verdadeira necessidade do consumo desse produto, assim, elas saberiam os malefícios causados durante a produção desse artigo, tanto na natureza como nas pessoas, e talvez passassem a comprar somente a quantidade necessária. Assim, diminuiria a produção do perfume, e utilizariam menos recursos não renováveis, ajudando a preservar o meio ambiente e o planeta onde moram.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
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VASCONCELOS, Alessandra Gallon. Os impactos no meio ambiente na industrialização do plástico: um estudo de caso; Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) - Blumenau, SC, Brasil. Disponível em: <http://www.aedb.br/s20SEGeT%20Plastico.pdf> (Acesso em: 27 de outubro de 2011).
MARTINS, Sandra Dias. Perfumes uma química inesquecível. Curso de bachare lado em química da UnB. Disponível em: < http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc04/quimsoceget/artigos06/474_Artigo.pdf> (Acesso em: 27 de outubro de 2011).
ESPINDOLA, Haruf Salmen. "Ciência, Captalismo e Globalização". (0xx11)3253-5011. SP, Brasil: FTD,1998. (Acesso em: 24 de outubro de 2011).
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ESPINDOLA, Haruf Salmen. "Ciência, Captalismo e Globalização". (0xx11)3253-5011. SP, Brasil: FTD,1998. (Acesso em: 24 de outubro de 2011).
Olá Meninas!
ResponderExcluirNotei que essa postagem contém o trabalho completo, com todas as partes estruturadas...
Eu li e sugiro que vocês aprofundem um pouco mais o Desenvolvimento. Lembro que a Giovanna estava pesquisando sobre a cana e o álcool... Isso pode ser incluído para enriquecer o trabalho.
Vou pedir que vocês finalizem até Sexta, dia 11/11, usem o Word para editar o texto com Fonte Times New Roman, tamanho 11 para o texto normal, tamanho 14 para Títulos e 12 para Subtítulos. Espaçamento ente linhas 1,5.
Enviem-me, por e-mail (pablosigue@yahoo.com.br), o artigo em .DOC ou .DOCX.
Abraço!
Prof. Pablo
legal
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